quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cor e comprimento de cabelo nos animes



É bem provável que vocês já tenham lido algo sobre isso, eu mesma já tinha, mas era bem menos detalhado...Comecei a ver outro anime, que depois comentarei aqui, que trás personagens bem coloridos, e me lembrei dessa analise. Então, resolvi fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto para trazer para cá.

Bom, claro que, hoje em dia, os animes estão bem mais modernizados, e alguns deles fogem da regra. Mas no geral é isso... As cores dos cabelos, além de compor a personagem, servem para informar sobre o caráter. Mas esse artifício não é nenhuma novidade. Para quem não sabe, até mesmo aqui, no ocidente, os cabelos nos informam algo. Cabelos loiros, por exemplo são freqüentemente associados à luz, aos anjos e à bondade. Por outro lado, cabelos ruivos são muitas vezes usados para indicar propensão à maldade e à cólera. É o caso das bruxas, por exemplo. E isso não é de agora, é claro. Mesmo na Antiguidade, os cabelos era um símbolo de força e poder. Os longos e soltos para os homens eram considerados símbolos de liberdade e nobreza e esse significado se manteve nos mangás e animes. Os cabelos exageradamente longos de muitos personagens acentuam o seu caráter de liberdade e força, dando-lhes uma aura de movimento, leveza e misticismo. Por outro lado, personagens com cabelos curtos geralmente transmitem uma sensação de severidade e praticidade, no sentido de que esse personagem se preocupa mais com suas ações que com sua aparência.

Enfim, vamos às cores:

Pretos:
Como é possível notar, a maioria dos personagens tem essa coloração sólida, cujo objetivo é manter a semelhança do personagem com o telespectador. O preto está, geralmente, associado ao protagonista, o "herói", a figura principal,  para facilitar a identificação do público (japonês) com o personagem: os cabelos negros trazem a figura principal para mais perto do mundo real e do cotidiano, acentuando o seu caráter de um ser humano comum. E se não é o protagonista, são personagens honestos e sinceros e possuidores de grande força física e/ou de caráter. Nas mulheres, os cabelos negros geralmente indicam firmeza de caráter e grande dedicação àqueles que amam.

Indica: honestidade, sinceridade, força, carinho, amizade e liderança. Além de serem persongens que farão de tudo para concluir seus objetivos.

Personagens: Sasuke, Itachi e Neji (Naruto), Seiya, Shiryuu e Shunrei (Cavaleiros do Zodíaco), Hagi (Blood Plus +), Hei (Darker than Black),  Kuchiki Byakuya (Bleach), Lufy e Robin (One Piece), Goku e Chichi (Dragonball Z), Ash e Brock (Pokemon), entre outros.

Loiros:
Personagens com esse tom de cor são bem destacados no anime. Esse tom também marca um personagem considerado belo. Muitas vezes os cabelos loiros são utilizados para acentuar nobreza,suavidade e maneiras.
No entanto, cabelos que se tornam loiros (geralmente acompanhados por uma mudança na cor dos olhos, que se tornam azuis ou verdes) indicam um gigantesco aumento na força de um personagem, como no caso de Karasu durante o torneio de Yu Yu Hakusho e Goku, Vegeta e Trunks quando se transformam em Super Sayajin (Dragonball Z). Essa questão da nobreza, sendo representada pelos loiros, vem da admiração dos japoneses pelos Europeus. Tem a ver com a antiguidade, quando se tinha reis (nobres).

Indica: personagens ativos, brincalhões, destemidos, fortes, belos, nobres, e se acham superiores.

Personagens: Shaka de Virgem e Hyouga (Cisne, dos Cavaleiros — a certa altura, Seiya diz a Hyouga que ele é o único do grupo que poderia ser um ator/galã), Naruto e Ino (Naruto), Zechs Marquise (Gundam Wing), Gai Tsutsugami (Gilty Crown), Edward Elric (Fullmetal Alchemist),Iason Mink (Ai no Kusabi — e esse anime mostra bem a questão da nobreza dos personagens loiros), Grevil de Blois (Gosick), entre outros.

Vermelhos e Ruivos:
A cor é uma das mais fortes que tem nos personagens. Cabelos cor de fogo são geralmente ligados a uma forte personalidade feminina, pois vermelho (ou castanho avermelhado) é a cor reservada aos personagens femininos de grande força, coragem e determinação. O mais interessante é que cabelos vermelhos também são usados para transmitir a ideia de um personagem masculino dono de um corpo delicado e de uma beleza quase feminina (os chamados andróginos) sendo mesmo muitas vezes confundido com mulher como é o caso de Kenshin (do Samurai X). Parece que o próprio autor da obra afirma que o personagem foi baseado em um guerreiro pequeno e delicado, que muitas vezes se passava por uma mulher. Mas, em contrapartida, os personagens masculinos com cabelos curtos, geralmente, tendem ser poderosos, tristes, confusos e impulsivos. Ex: Daisuke (D.N.Angel) e Gaara (Naruto).

Indica: espirito forte, dignidade, delicadeza, beleza e liderança (para as duas cores).

Personagens: Lucy (Rayearth), Marin (Cavaleiros do Zodíaco), Misty (Pokemon), Molly (Monster Rancher), Kurana (Yu Yu Hakusho) e Kenshin (Rurouni Kenshin/Samurai X), Kurama (Yu Yu Hakushõ), Samon (Zetsuen no Tempest), Grell (Kuroshitsuji), entre outros.

Roxos-Claro / Lavandas:
É usado na maioria das vezes em personagens femininos. Simbolizam mulheres delicadas, mas ao mesmo tempo são donas de um poder imenso. Esta cor em personagens masculinos tende a seguir o mesmo padrão dos de cor vermelha. São meio afeminados, mas muito inteligentes.
Indicam: Elegância, nostalgia, delicadeza, alegria, inteligência, poder mágico, frieza, isolamento, calma e geralmente não lutam,.
Personagens: Yukito e Yue (SCC), Mú de Áries e Atena-Saori(CDZ)

Roxos-Escuro:
Alguns personagens aparecem com essa cor, principalmente em animes de mistério e fantasia. São personagens de personalidade forte, extrovertidos, algumas vezes tímidos.

Indicam: Mistério, realeza, seriedade, e agressividade.
Personagens: Keitou Dark (D.N.Angel), Anthy (Utena), Ayeka (Tenchi-Muyo), Tomoyo (S.C.C), Ami Mizuno (Sailor Moon)...

Azuis:
Depende da cor do tom da personalidade, pois aparece nos mais variados tons: desde o quase negro de Camus de Aquário (Cavaleiros) até o quase cinza de Marine (Rayearth), passando pelo azul profundo de Tommy (Samuray Troopers) e do azul desbotado de Bulma (Dragonball Z). Pode-se perceber que há uma certa correspondência entre o tom de azul e a força e o caráter dos personagens: quanto mais escuro, geralmente indica maior poder, força física ou agressividade; quanto mais claro e distantes indica menor força e/ou maior sensibilidade. O azul-claro é freqüentemente usado para personagens femininos, mas também aparece em personagens masculinos quando se quer acentuar seu caráter mais delicado, como em Aphrodite de Peixes (Cavaleiros do Zodíaco).

Tons claros indicam: inocência (em alguns casos), sensibilidade, delicadeza.
Personagem: Afrodite de Peixes (CDZ),
Tons Escuros: indicam: força interior, auto-confiança, agressividade.
Personagem: Kamus de Aquário, Ikki de Fênix e Saga de Gêmeos (CDZ), Marine (Guerreiras Mágicas de Rayearth) — a Hinata do Naruto foge dessa regra, né u.u
Verdes:
Aqui ocorre a mesma questão dos tons. Como é o caso de Shun de Andrômeda e Sheena (Cavaleiros do Zodíaco). Enquanto a Sheena é uma guerreira agressiva, o Shun é mais delicado.

Indica: Equilíbrio, calma, frieza, mudança de humor repentina e proteção ao próximo
Personagens: Shina de Cobra e Shun de Andrômeda(CDZ), Rakesh (Shurato), Ryoko (Tenchi-Muyo), Michiru Kaiou (Sailor Moon)

Rosa
Ao contrário do que muitos pensam, o cabelo rosa no caso masculino não está ligada ao sexo. Ele indica de um modo geral, fraqueza, medo, alegria, espontaneidade e infantilidade. Indica também que o personagem não é tão importante, ou age como personagem secundário. Já no caso das personagens femininas, representa mulheres frágeis e sensíveis, menos violentos. Os diversos tons de azul, verde e rosa geralmente aparecem em personagens mais fracos na hierarquia dos grupos ou menos importantes na trama.

Personagens: Sakura Haruno (Naruto), Chibi Usa (Sailor Moon), Shuichi (Gravitation)

Cinzas, Prateados, Brancos
Enquanto aqui, no ocidente, associamos esses tons de cabelo à velhice e fraqueza, os mangás e animes associam a personagens de grande poder espiritual, inteligência e auto-controle, que no oriente são considerados atributos da maturidade. Tais personagens, embora extremamente poderosos, geralmente evitam envolver-se em lutas, procuram impor-se pela sabedoria e mantêm-se calmos em quaisquer situações, o que muitas vezes tem raízes em dificuldades emocionais que os tornam frio. É uma cor neutra, e boa para personagens que possuem algum segredo. Uma coisa que eu percebi, analizando Naruto, é que também serve para indicar personagens "tarados"! O Kakashi e o Jiraya se enquadram muito bem nessa descrição.

Indica: Fieza, tristeza, vazio, monotonia e inteligência.

Personagens: Kakashi Hatake e Jiraya (Naruto), Inu Yasha, Killua (Hunter x Hunter), Allen Walker (D.Grayman), Ayame e 'Haru' Souma (Fruits Basket), Sesshoumaru e InuYasha (InuYasha) ....


Castanhos:
Outra cor muito usada nos animes, assim como o preto.  Claros ou escuros se colocam em uma posição entre o vermelho e o loiro na "escala de força". Geralmente são destinados a personagens fortes, mas de comportamento moderado, como o Hyouga de Shurato. No entanto, personagens de cabelos castanhos por vezes apresentam comportamentos extremados, ora impulsivos e passionais ora quietos e sensíveis.
Indica: segurança, força, defesa, amizade, alegria, liderança compartilhada (Dois ou mais persongens principais), quietude, solidez e agem de forma impulsiva.

Personagens: Sakura e Shoran (S.C.C), Miyazawa Yukino (Karekano), Tohru Honda ( Fruits Basket), Sanada Yuikimura (Sengoku Basara), entre outros...

.....................

Agora, vejamos outro fator importante nos animes/mangás: o comprimento dos cabelos.


Curtos:
Personagens de cabelos curtos, tende a ter controle sobre seus atos. Agem de forma controlada com objetivo de seguir seu objetivo, não ligando para o que os outros pensam. São determinados e fortes. E quando a personagem feminina tem cabelos curtos, elas tendem ter comportamentos fortes, mas com poder de auto-controle. São mais sérias, e geralmente é associado à maturidade.
Compridos:
Personagens de “longas madeixas” demonstram caráter firme e feminista. Indica um certo exibicionismo, pois querem mostrar seu poder, não numa luta mas na beleza.. Também indica superioridade. Já personagens femininas de cabelos compridos tem grande variação em sua caracterização. Podem ser romanticas, sexy, ou grandes lutadoras.

Carecas:
Apesar de raros (algo em torno de 99,8 % dos personagens tem cabelo) os personagens que não tem cabelo algum demostram auto-confiança, força e poder. São rudes, cabeças-dura, e algumas vezes ignorantes.
.....................

E é isso... O cabelo, com certeza, faz a diferença. :P Depois vou dar uma pesquisada sobre os cortes de cabelo, pois isso também influencia!

Fontes: Animespirit, Cantinhodakari, O Mio do Gato, Art Poissons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...